

Celebração da vida, sátira, transformação, libertação e transgressão.
O Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras centra-se no Carnaval, dando a conhecer as expressões artísticas de uma celebração assinalada um pouco por tudo o mundo.
A exposição permanente Carnaval: Ritos, Artes e Criatividade mostra uma multiplicidade cultural que tem como denominador comum o Carnaval e onde não podiam faltar a história, as artes e os protagonistas do Carnaval de Torres Vedras.
Centrando o seu conteúdo e atividade no Carnaval, este equipamento pretende promover o desenvolvimento das práticas artísticas e da criatividade como formas de inclusão social, com reflexos positivos no sentimento de pertença junto das comunidades da Encosta de São Vicente e da cidade de Torres Vedras.
Tendo em conta a crescente importância social e económica do Carnaval de Torres Vedras, o Centro de Artes e Criatividade pretende, ainda, promover a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento do tecido económico local.
Paralelamente o CAC tem o propósito de inventariar, documentar e preservar o seu acervo, nomeadamente salvaguardar e divulgar o espólio documental e artístico relacionado com o Carnaval de Torres Vedras e as temáticas a ele associadas. Visa recolher e salvaguardar os testemunhos materiais (e imateriais) do Carnaval de Torres Vedras enquanto património coletivo, designadamente criando um repositório de memórias da comunidade sobre o Carnaval local. Procura ainda estabelecer parcerias e/ou redes nacionais e internacionais com universidades e/ou instituições museológicas ligadas ao Carnaval e às suas artes, contribuindo para o seu estudo e divulgação.