Cofinanciado por:
Compete Logo Portugal 2020 Logo União Europeia Logo
Svg Mapa Regions Portugal

Um país multifacetado

Portugal é a casa de diversas paisagens, histórias, povos e de um património cultural único, que convive serenamente com a modernidade e as tecnologias avançadas.
Um país onde praias de areia branca dão rapidamente lugar a serras vastas, aldeias únicas e costumes milenares. Cidades com séculos de vida são a montra para um Património de valor inestimável, com uma original mistura de culturas e hábitos que aprenderam a conviver ao longo dos tempos.

Lisboa, capital do país, destaca-se das demais cidades portuguesas dado que, para além de registar a maior concentração populacional, é igualmente primeira opção como destino turístico e de realização de eventos.

A norte, e com um notável registo histórico associado ao Douro, assume relevância a cidade do Porto, um destino com um elevado reconhecimento e mérito internacional, associando distintos fatores de atração que fazem com seja a opção de um número crescente de turistas e investidores internacionais.

De norte a sul, do continente às ilhas, encontramos uma combinação de fórmulas únicas, envolvendo cidades e locais, em associação à sua História, paisagens e tradições, que serão a garantia de uma experiência única e responderão seguramente aos requisitos de determinado evento.

Já a sociabilidade e a natural capacidade de expressão em outras línguas, com particular destaque para o inglês, francês e o castelhano, são atributos transversais à maior parte dos portugueses, garantindo um excelente acolhimento a qualquer visitante ou turista.

Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
Investigação e Tecnologia

Atualmente, Portugal é considerado um país indissociável dos clusters relacionados com a investigação científica, tecnologia e inovação.
Com mais de 300 unidades de investigação e desenvolvimento, em associação aos cerca de 22000 investigadores que realizam estudos incidentes sobre os mais diversos domínios científicos, resulta um aumento de atribuição de bolsas ou prémios a investigadores portugueses por parte de entidades internacionais, com particular destaque para o Howard Hughes Medical Institute e a Bill & Melinda Gates Foundation.
Assinala-se ainda o facto de o país ter ascendido 5 lugares no ranking de produção de ciência, divulgado pela Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, ocupando agora o 11º lugar, entre 27 países.
Em matéria de educação ensino superior e investigação, Portugal tem conhecido um dinâmico processo de internacionalização. De assinalar a iniciativa Study and Research in Portugal, desenvolvida pelo Governo Português, que tem como principais objetivos promover a valorização do conhecimento e da qualificação de recursos humanos, bem como o estímulo da inovação e a partilha de conhecimento.
No digital, Portugal ocupa atualmente o 15.º lugar no ranking do desempenho do domínio digital (Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade para 2017, divulgado pela Comissão Europeia), tendo melhorado a sua pontuação na maior parte das categorias avaliadas.
O país tem conhecido também o surgimento de startups nas mais diversas áreas, incluindo no setor do turismo.  O Turismo de Portugal, com a iniciativa Turismo 4.0, apoia as startups deste setor, no sentido de maximizar as oportunidades para o destino, relacionadas com a criação de novas tecnologias.
A realização da Websummit em Portugal demonstrou que o país está preparado para dar a resposta devida em áreas tão diversas como a captação de talentos e de investimento em segmentos ligados às tecnologias e à criatividade.
Este ecossistema de empreendedorismo, criatividade e inovação é um dos argumentos para que cada vez mais instituições e empresas internacionais escolham Portugal para a localização dos seus escritórios e centros de investigação, bem como para a realização de eventos associativos, corporativos ou incentivos.

Ver mais
Património - Painéis de S. Vicente
História e Cultura

Ao longo da sua História, o território português conheceu a influência de diversos povos que deixaram marcas significativas, nomeadamente na cultura, na paisagem, na gastronomia, no conhecimento. Séculos depois, foram os portugueses que partiram em busca de novos mundos, tendo contactado com outras terras e seus habitantes, e interiorizando também os seus costumes e tradições. Todas estas características encontram-se enraizadas em Portugal e no povo português, contribuindo para a sua intrínseca multiculturalidade, sociabilidade e facilidade de comunicação.
O território encontra-se profundamente marcado por estas influências, como são exemplos as gravuras rupestres, vestígios de cidades romanas, castelos e mosteiros medievais, palácios românticos e museus contemporâneos. A cultura e a História manifestam-se nas cidades modernas e nas aldeias rústicas, nos grandes monumentos com motivos ligados ao mar, decorados com azulejos que contam histórias de portugueses ilustres.
As tradições e os ofícios tradicionais ainda se preservam em muitas aldeias e vilas e podem ser apreciados em feiras, festivais e romarias que se realizam por todo o país.
O fado e o cante alentejano, distinguidos pela UNESCO como património imaterial, são apenas duas das expressões musicais portuguesas que têm o seu expoente máximo nas festividades de Verão, muitas dedicadas aos santos padroeiros de cada lugar. A literatura portuguesa, caracterizada por uma grande diversidade de géneros, foi celebrizada por autores como Luís de Camões, Eça de Queirós, Fernando Pessoa ou José Saramago.
A cultura está em permanente renovação e Portugal conta também com novos artistas em todas as áreas, desde a literatura à música, cinema e artes plásticas, até aos urbanos grafitis, cada vez mais apreciados por locais e turistas.

Ver mais
Gastronomia - Peixe by Nuno Correira
Gastronomia

Portugal é um país com uma cozinha tradicional, rica e variada, onde há incontáveis formas de cozinhar bacalhau, diversas sopas e cozidos, vinhos conhecidos internacionalmente, azeites premiados e novas formas de “cozinhar em português”.

No norte e no centro, assumem relevo as carnes (especialmente vaca, borrego ou cabrito), os enchidos e, na zona costeira, o peixe. Já a zona sul do país é marcada pela dieta mediterrânica, agraciada com o título de Património Cultural Imaterial da Humanidade, e destacam-se o pão, a carne de porco, o azeite e as ervas aromáticas. Nos Açores e na Madeira, a proximidade do mar permitiu o desenvolvimento de especialidades gastronómicas baseadas em diversos tipos de peixe, marisco e moluscos.

Os queijos são outro dos pontos altos de qualquer refeição, que não está terminada sem uma boa sobremesa de fruta regional ou doces ricos, cheios de tradição e história. A doçaria conventual portuguesa, cuja designação se deve ao facto de ter sido criada por freiras que viviam em conventos, é igualmente muito rica, e baseia-se num conjunto de produtos de eleição, onde se salientam o açúcar, os ovos (em especial as gemas), mas também as amêndoas e a chila.

A acompanhar fica sempre bem um vinho, escolhido entre os vários de excelência produzidos por todo o país e, para finalizar, nenhum português dispensa um café expresso, forte e curto.

Dispondo de uma grande variedade de restaurantes, comer em Portugal é uma experiência para os sentidos. Em zonas com maior reconhecimento internacional, trabalham chefs portugueses e estrangeiros de renome mundial, que acumulam 26 estrelas Michelin, e onde os sabores tradicionais se misturam com os modernos e com novas técnicas de preparação e confeção. Os melhores ingredientes de origem nacional definem um sabor único e é seguro dizer que há um prato para todos os gostos, dos mais simples aos mais requintados.

Ver mais
Clima - Belem, Lisboa by Rui Cunha
Clima

Com 300 dias de sol, em média, por ano e temperaturas moderadas, Portugal é um destino para todas as estações.

Variando significativamente consoante a região do país, e  influenciado pelo relevo, latitude e proximidade do mar, o clima em Portugal divide-se em duas regiões: uma de clima temperado com inverno chuvoso e verão seco e quente e outra de clima temperado com Inverno chuvoso e Verão seco e pouco quente.
No inverno, as temperaturas são normalmente agradáveis na maior parte das regiões do país, sobretudo no Algarve, o que possibilita a realização de eventos e atividades ao ar livre. Já em regiões de maior altitude, como na Serra da Estrela (ponto mais alto de Portugal Continental), é habitual a queda de neve.
A primavera e o outono são estações bastante amenas, embora com possibilidade de ocorrência de alguma chuva, não sendo também incomum registarem-se temperaturas altas, em especial em abril e outubro. Nas zonas mais interiores, em especial das regiões do Porto e Norte e do Centro, os invernos são mais frios e chuvosos, ainda que as temperaturas se mantenham moderadas.
Os verões são mais quentes e secos nas regiões do interior, e no litoral o calor é atenuado pela influência do Oceano Atlântico.

O arquipélago dos Açores apresenta um clima marítimo, com temperaturas amenas ao longo de todo o ano. A Madeira é excecionalmente amena, com temperaturas médias que variam entre os 24 °C no verão e os 19 °C no inverno.

Ver mais
Acessibilidade - Signaling Peniche
Acessibilidade

Portugal é um país que está preparado para receber pessoas com necessidades especiais em transportes, alojamentos e infraestruturas no geral. Mas, antes de viajar, deve obter informação pormenorizada relativamente aos serviços que irá utilizar. Os espaços para eventos têm as condições necessárias para acolher quem tem necessidades especiais.
Os hotéis nacionais contam com quartos adaptados a pessoas com necessidades especiais, existindo igualmente empreendimentos turísticos que apostam em serviços e alojamentos totalmente adaptados. Consulte no site www.visitportugal.com os hotéis acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida (com indicação de “acesso para deficiente” nas suas características e serviços). Os centros de congressos e espaços para eventos têm informações sobre as condições para pessoas com necessidades especiais e estão preparados para as receber.
Transportes adaptados às necessidades especiais de alguns utilizadores estão disseminados por todo o país e disponibilizam, por regra, lugares reservados para pessoas com necessidades especiais (embora nem todos tenham um acesso preparado para utilizadores de cadeiras de rodas):
• Aeroportos - todos os aeroportos portugueses têm instalações sanitárias adaptadas e transfers com capacidade para transportar pessoas com necessidades especiais, podendo usar ainda o serviço MyWay.  Mais informações em www.ana.pt
• Comboios – A CP-Comboios de Portugal disponibiliza o SIM - Serviço Integrado de Mobilidade - (+351) 707 210 746 (707 210 SIM). Mais informações em www.cp.pt
Táxis - Há uma oferta de alargada de táxis adaptados às necessidades de quem possui mobilidade reduzida nas cidades de Lisboa, Faro e Porto, e um pouco por todo o país.  Através da aplicação mytaxi, é possível solicitar a reserva de um táxi com parâmetros pré-definidos, nomeadamente que se trate de um veículo adaptado (www.mytaxi.com).

Ver mais
Fuso Horário - Relógio da Torre da Universidade de Comibra by Paulo Magalhães
Hora Legal

A hora legal de Portugal é o Tempo Universal Coordenado (UTC), no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de outubro e a 1 hora UTC do último domingo de março seguinte (hora de Inverno).
As mudanças de hora são levadas a cabo adiantando os relógios em sessenta minutos à 1 hora UTC do último domingo de março e atrasando-os sessenta minutos à 1 hora UTC do último domingo de outubro seguinte.
Na Madeira o fuso horário é o mesmo, mas nos Açores a hora legal diminui sessenta minutos em relação ao restante território de Portugal.

Ver mais
Como Chegar? - Road in the Alentejo, by Inacio Pires
Como Chegar?

De avião, de comboio, de autocarro ou de carro, Portugal tem uma localização geográfica privilegiada face à Europa, e sobretudo em relação a África e à América, o que torna o país de fácil acesso para quem viaja destes continentes. A proximidade ao continente asiático também foi recentemente beneficiada, com a criação de novas rotas aéreas.

De avião
Os aeroportos portugueses são servidos por várias companhias aéreas, nacionais e estrangeiras, e o país é uma boa plataforma para a América e África, graças às relações privilegiadas com estes dois continentes e à localização de Portugal.
As diversas companhias aéreas portuguesas efetuam ligações regulares de âmbito nacional e internacional: TAP Portugal (www.flytap.com) - a companhia de "bandeira" voa regularmente para mais de 75 destinos internacionais e assegura voos domésticos.
SATA (www.sata.pt) – faz voos regulares entre todas as ilhas dos Açores, e voa dos Açores para a Madeira e Portugal Continental. A SATA efetua ainda ligações regulares para alguns destinos internacionais, nomeadamente na América do Norte.
Aerovip (www.aerovip.pt) -Transporte aéreo regular entre Funchal e Porto Santo (Madeira). Transporte aéreo regular entre Bragança, Vila Real, Viseu, Cascais e Portimão (Portugal continental).
A ANA - Aeroportos de Portugal, SA regula o funcionamento dos aeroportos em Portugal, e disponibiliza informações sobre partidas e chegadas em http://www.ana.pt, assim como sobre os transportes disponíveis para chegar ao centro das cidades mais próximas.

De comboio
A CP - Comboios de Portugal (www.cp.pt) opera uma rede ferroviária com um traçado centenário, mas que conta com veículos modernos, que percorrem todo o território continental português, assegurando também ligações internacionais a Vigo, Madrid e Paris.
Existem algumas opções para quem viaja para Portugal e dentro do país:
- os comboios de topo de gama, Alfa Pendular, são a ligação mais rápida e mais confortável entre Lisboa e o Algarve, e Lisboa e o Norte do país, até ao Porto ou Braga, parando em Coimbra.
- o Sud-Express e o comboio-hotel Lusitânia asseguram as ligações internacionais com partida de Lisboa.

De autocarro
Os percursos internacionais de autocarro em território português estão a cargo das empresas Eurolines (http://www.eurolines.fr/pt/) e Intercentro (www.internorte.pt). Para informações detalhadas sobre percursos, horários e preços dentro do país, consultar a Rede Nacional de Expressos em www.rede-expressos.pt.

Por via rodoviária
Portugal é atravessado por uma boa rede viária, em boas condições, composta de Autoestradas (AE), Itinerários Principais (IP), Itinerários Complementares (IC), Estradas nacionais (EN) e Estradas Municipais.
Existem autoestradas com cabines de portagens, em que o pagamento é feito em dinheiro ou por cartão bancário. Estas autoestradas dispõem ainda de uma Via Verde (www.viaverde.pt). Há também estradas de portagens exclusivamente eletrónicas. Para informação sobre as estradas abrangidas e as formas de pagamento consulte http://www.portugaltolls.com.
Nos aeroportos, nas estações terminais de transportes internacionais de caminhos de ferro e nas principais localidades, existem serviços de aluguer de automóveis, que incluem os condutores com dificuldades de locomoção. Para alugar um carro, poderá consultar a lista de rent-a-car no site https://www.visitportugal.com/pt-pt/encontre-tipo?context=515, ou contacte uma agência de viagens.

Ver mais

Parceiros Regionais

Porto Convention Bureau by Rui Morais de Sousa
http://visitportoandnorth.travel/Porto-Convention/

Porto Convention Bureau

Porto Convention Bureau

9
Centro de Portugal - Coimbra by João Paulo
http://www.centerofportugal.com/

Centro de Portugal

Centro de Portugal

10
Lisbon Convention Bureau - Belém Tower by Francisco Almeida Dias
http://www.visitlisboa.com/

Lisbon Convention Bureau

Lisbon Convention Bureau

11
Cascais Convention Bureau - Marina by Turismo Estoril
http://www.visitcascais.com/

Cascais Convention Bureau

Cascais Convention Bureau

11
Turismo do Alentejo - Évora by João Paulo
http://www.visitalentejo.pt/pt/

Turismo do Alentejo

Turismo do Alentejo

12
Algarve Promotion Bureau - Praia não utilizada
http://www.algarvepromotion.pt/

Algarve Tourism Bureau

Algarve Tourism Bureau

13
Madeira Promotion Bureau
http://www.madeiraallyear.com

Madeira Promotion Bureau

Madeira Promotion Bureau

15
Azores Convetion & Visitors Bureau - Lagoa das Sete Cidades  by Rui Cunha
http://mi.visitazores.com/pt-pt

Azores Convention & Visitors Bureau

Azores Convention & Visitors Bureau

14
Icon Back Top
Topo
Necessita de efetuar login para realizar esta operação
Obrigado
Please Wait Spinner Aguarde um momento...