Filme promocional do Centro de Portugal premiado
O filme promocional do Turismo Centro de Portugal tem triunfado em vários festivais internacionais de filmes de turismo. O mais recente reconhecimento ocorreu no Zagreb Tourfilm Festival, realizado na capital da Croácia, entre 13 e 15 de setembro, tendo-lhe sido atribuído um dos dois Prémios Especiais do Diretor do Festival.
Esta distinção veio juntar-se a diversos outros galardões:
“Grand Prix” (melhor filme português) e 1.º prémio na categoria de “Destinos Turísticos – Regiões”, no Festival ART&TUR, Portugal (outubro de 2016);
Melhor filme na categoria de “Destinos Turísticos – Países”, no Festival Internacional de Cinema de Turismo de Istambul, Turquia (junho de 2017);
“Silver Screen”, no Festival Internacional de Filme e Vídeo dos Estados Unidos, em Los Angels (agosto de 2017);
“Silver Wave”, no Festival Internacional de Filmes de Turismo e Ecologia, Sérvia (setembro de 2017).
Realizado por Sara Reis, produzido pela Slideshow e dedicado à memória das vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande, o filme tem a duração de dois minutos e dez segundos, durante os quais são apresentadas diversas valências turísticas da região do Centro de Portugal: património cultural e arquitetónico; praias, rios e atividades desportivas relacionadas; aldeias e cidades; tradições e gastronomia.
O destaque que o filme tem conhecido a nível nacional e internacional colocou-o já no 4.º lugar, entre 154 concorrentes, do ranking mundial de filmes de turismo do Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo.
Para além da importância do reconhecimento mundial do filme, a promoção externa da região Centro de Portugal sairá certamente reforçada, dando-a a conhecer a mais mercados e destinos.