Aeroporto de Faro investiu em novo terminal

O aeroporto de Faro inaugurou um novo terminal, com um investimento de 32,8 milhões de euros, e que resultou em mais áreas públicas, operacionais e uma renovação da zona do retalho.
Assim, a infraestrutura ganhou mais capacidade de processamento de aeronaves, passageiros e novas acessibilidades. “Com esta expansão, o Aeroporto de Faro aumenta a capacidade de embarque e desembarque do terminal de 2400 para 3000 pessoas por hora. A gare foi ampliada, dos 81.200 metros quadrados para os 93.120 metros quadrados - com o aumento das áreas operacionais e da área pública -, ao mesmo tempo que foram também ampliadas e revitalizadas as áreas de retalho e restauração (que estão em fase de acabamentos)”, segundo adiantou a ANA, gestora dos aeroportos nacionais, em comunicado.
Com estas alterações, Faro fica com uma capacidade de 30 movimentos por hora, em vez de 24. O aeroporto da capital algarvia foi, em 2016, o que registou maior crescimento: 18,5%, ultrapassando os 7 milhões de passageiros, refere o mesmo comunicado.
“Esta modernização do terminal visa adequar a infraestrutura a um novo paradigma do transporte aéreo que se verifica em Portugal e em toda a Europa – o aumento da utilização das companhias aéreas de baixo custo -, com o aeroporto de Faro a verificar um aumento dos passageiros de companhias low cost , por contrapartida da diminuição dos passageiros de outro tipo de voos. Esta realidade resulta num novo perfil de passageiros, com novas necessidades e que tende a permanecer mais tempo no terminal”, explica o documento.