Equipa MICE do Turismo de Portugal elabora relatório de balanço e execução do Programa M&I Interior +
Na sequência do encerramento de todas as candidaturas ao programa M&I Interior+, a equipa MICE do Turismo de Portugal elaborou um relatório de balanço e execução deste programa.
Este relatório apresentou os dados finais referentes a:
• Número de eventos candidatados e apoiados;
• Total de dormidas geradas por concelho e por região de turismo;
• Tipologias e temáticas;
• Distribuição temporal - por mês de realização e por estação IATA);
• Duração média dos eventos;
• Valores dos incentivos concedidos face ao investimento total associado a cada projeto.
Foi igualmente efetuada uma breve análise do peso percentual das dormidas geradas por estes eventos face à média mensal de dormidas nos respetivos concelhos, tendo por base dados do Instituto Nacional de Estatística, obtidos com a colaboração da Direção de Gestão do Conhecimento.
Este programa foi profunda e inequivocamente afetado pela pandemia Covid-19, situação que teve como consequências diretas a submissão de um reduzido número de candidaturas e o cancelamento de perto de 30% dos eventos candidatados.
De qualquer forma, foram apoiados 14 eventos, realizados em 10 concelhos, tendo sido geradas 2 089 dormidas. O total dos apoios financeiros concedidos perfez 55 625€, numa média aproximada de 4 000€/projeto.
O programa M&I Interior+, homologado pela Secretaria de Estado do Turismo pelo Despacho 124/XXI/SET/2019, de 26 de junho, teve como incidência geográfica os territórios de baixa densidade (como tal identificados no anexo III da Resolução de Conselho de Ministros n.º 72/2016, de 24 de novembro) e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.