As Jornadas Etnobotânicas do Pulo do Lobo são organizadas pelo Município de Mértola e têm por objetivo discutir formas de valorizar economicamente o património etnobotânico em presença e encontrar formas de o salvaguardar num quadro regional de alterações climáticas e ameaça de desertificação (física e humana).
O programa das jornadas prevê a realização de palestras, workshops e saídas de campo para identificação e inventariação de espécies e apresentação de investigações científicas e projetos inovadores em curso. Os participantes serão especialistas nacionais e internacionais na temática, empresários associados aos recursos silvestres, público indiferenciado com interesse pelo tema e a comunidade local (essencialmente, pessoas com conhecimento e saberes antigos no que toca à etnobotânica).
O evento agrega igualmente uma componente social de animação cultural, incluindo cinema e teatro sobre a temática, concertos de música tradicional regional e uma mostra de produtores locais e projetos relacionados com a etnobotânica.
As Jornadas irão decorrer de 25 a 27 de março de 2022, na aldeia da Amendoeira da Serra, próxima do Pulo do Lobo, inserida em pleno Parque Natural do Vale do Guadiana, região do Alentejo.
O evento é apoiado pelo Turismo de Portugal, no âmbito do Programa M&I Interior+.