A 5.ª Conferência Global sobre Enoturismo da Organização Mundial de Turismo (OMT) irá realizar-se de 9 a 10 de setembro de 2021, na região do Alentejo, em Reguengos de Monsaraz. Portugal, através da Secretaria de Estado do Turismo, candidatou-se, em 2019, à organização deste evento, candidatura esta que foi aceite pela Organização Mundial de Turismo.
Enoturismo e desenvolvimento rural: as estratégias de apoio à recuperação será o tema central de debate desta conferência. O evento será realizado em formato híbrido.
A notoriedade do Alentejo é já internacionalmente reconhecida, quer enquanto produtora de vinhos, quer por se localizarem, nesta região, algumas das melhores e mais conceituadas unidades de enoturismo, factos que determinaram a sua escolha como destino de realização do evento.
Organizada desde 2016, a Conferência tem destacado a importância do enoturismo para o desenvolvimento socioeconómico dos destinos e tem servido de plataforma para o intercâmbio de experiências, identificação de boas práticas e promoção do enoturismo como instrumento de desenvolvimento sustentável.
Mais informações no site da OMT / UNWTO.