Com um núcleo patrimonial inestimável - Casa, Parque e Museu – classificado como Monumento Nacional em 2012, Serralves é um dos mais importantes polos de arte e cultura de Portugal.
A Casa, sede da Fundação e atualmente uma extensão importante do Museu, é um exemplar único da arquitetura Art Déco.
O Parque, com 18 hectares e que inclui jardins e quinta, é uma referência singular no património da Paisagem, desenhado nos anos 30 do séc. XX por Jacques Gréber (importante arquiteto francês, especializado em arquitetura paisagista e design urbano). Integra harmoniosamente os edifícios do Museu e da Casa, e é também lugar de exposição permanente de esculturas que são obras que pertencem à Coleção do Museu.
O Museu de Arte Contemporânea, que inclui um Auditório, inaugurou em 1999, projetado por Álvaro Siza Vieira (vencedor do prémio Pritzker, 1992). É o primeiro e mais importante museu de arte contemporânea em Portugal.
Com uma programação vibrante e diversificada, dirigida aos mais variados públicos, Serralves distingue-se também pelos programas pedagógicos e os festivais que envolvem a comunidade.
A Fundação está situada numa zona central do Porto, com bons acessos a partir do centro histórico e das principais vias, seja de carro ou através de redes de transportes públicos (comboio, Metro, STCP e circuitos turísticos).