O Clube de Golf do Santo da Serra tem vista sobre a baía de Machico, localidade onde pela primeira vez os Descobridores desembarcaram na Ilha.
O primeiro campo construído, em 1937, foi redesenhado em 1991 pelo arquicteto de golfe Robert Trent Jones Sr., que criou um novo campo de 27 buracos numa das mais belas paisagens naturais. Os buracos 3 e 4 do percurso Machico são a imagem de marca para quem joga este campo.
Os campos Machico e Desertas são os percursos jogados pelos profissionais no Madeira Islands Open, prova integrada no Tour Europeu PGA. O percurso Serras é uma agradável alternativa com lagos, vista para a montanha e terrenos planos.
O campo de Golf do Santo da Serra oferece aos seus visitantes amplas e diversificadas instalações. “Una Clubhouse muy bonita” foi assim descrita por Seve Ballesteros em 2001 quando participou no Madeira Islands Open.
O campo de treino está equipado com uma zona de prática, com dois putting-greens, um chipping green, um bunker green e um driving range com três níveis, um deles em área coberta. A Pro-shop dispõe das mais recentes colecções de golfe, assim como disponibiliza material para aluguer: sacos completos, trolleys e buggies.
A Academia de Golf faculta treino técnico por um profissional altamente qualificado com lições a individuais ou grupos.